O elefante na foto acima foi morto pela polícia após matar o treinador e escapar do circo. O ataque foi registrado por um cinegrafista amador e está online neste site, na página vídeos.

Lista parcial de incidentes que envolvem primatas cativos nos últimos 7 anos.


O treinamento de elefantes, é apenas a segunda parte da tortura. Pois os procedimentos que vão desde a  captura até o animal chegar num zoo ou num circo, estão além da nossa compreensão. Passam semanas privados de alimento, são colocados de cabeça pra baixo para que o coração seja comprimido e, consequentemente, para que sintam dor, sao amarrados sentados em gaiolas onde nao podem se mexer, tudo isso enquanto apanham e levam choques . Esse é o procedimento "normal "para se capturar um elefante, seja na África ou na Ásia .Oa ataques acontecem quando o animal não suporta mais o stress do cativeiro.

19 de Março de 2003/Malacca, Malásia:Um elefante, que apareceu no filme "Anna e o Rei", em 1999, estrelando Jodie Foster, atacou e feriu gravemente um treinador no Malacca Zoo, durante um banho.

2 de Março de 2003/Muskegon, Michigan - Um elefante de quase 4 toneladas, do Jordan World Circus , no Shrine Circus,escapou, logo apos o espetáculo, numa área bastante movimentada. O animal foi recapturado 15 minutos depois.

19 de Fevereiro de 2003/Amsterdam, Holanda - Um elefante africano do Dutch Safari Park matou seu treinador durante treinamento.

4 de Fevereiro de 2003/Kecheri, India: Um elefante esmagou seu treinador enquanto ele deitava para descansar.

2 de Fevereiro de 2003/Aluva, India: Após se assustar com um acidente de transito, um elefante matou seu treinador e destruiu veículos e e postes elétricos.

22 de Janeiro de 2003/Cochin, India: Um elefante atacou e matou seu treinador, enquanto estava sendo levado para uma festa num templo.

15 de Dezembro de, 2002/Miami, Flórida - Flora, um elefante fêmea africano,teve um ataque de nervos, no Miami MetroZoo, onde chutou o treinador atirando-o 5 metros adiante, num monte de pedras. Outra pessoa ficou ferida ao tentar parar o ataque. O incidente ocorreu no momento em que o treinador estava demonstrando a 50 visitantes do zoólogico, como dominar elefantes. O treinador ficou em estado crítico, com fratura nos ombros, um braço quebrado, hematoma no cérebro e ruptura do baço.

18 de Novembro de 2002/Pittsburgh, USA - Um elefante africano do Pittsburgh Zoo jogou seu treinador no chão e o esmagou pressionado a cabeça contra o corpo do homem. Esse treinador estava espetando o elefante com um "bullhook" (instrumento pontiagudo) durante uma caminhada matinal.

15 de Outubro de 2002/La Piedad, México - Durante um desfile um elefante matou seu treinador agarrando-o com a tromba e o arremessando ao chão diversas vezes.

21 de Julho de 2002/Winnipeg, Canadá - Um elefante do Park Zoo alugado pelo Bowmanville Zoo feriu um treinador.

17 de Junho de 2002/Menomonie, Wis.: Dois elefantes chamados Tory e Mary, durante uma apresentação do Shrine Circus, derrubaram a tenda deixando a multidão em pânico. Mary vagou por 4 Km pela cidade e foi recapturada no campus da University of Wisconsin, quando caminhões a cercaram e bloquearam seu caminho. Uma criança foi machucada e os elefantes causaram U$ 600 em danos materiais.

28 de Maio de 2002/Dhaka, Bangladesh: O dono do Star Circus e 2 treinadores foram presos por negligência após um elefante agarrar um menino de 10 anos com a tromba, jogá-lo no chão e pisar nele até matá-lo. O menino estava apenas acariciando o elefante, quando o animal de repente reagiu agressivamente.

13 de Março de 2002/Easley, South Carolina.: Um elefante chamado Tonya, pertencente a Robert Childress e usado em vários circos, escapou do controle de seus treinadores quando estava sendo transportada para um trailler. O animals foi recapturado pela polícia. É a quarta vez que Tonya tenta escapar (veja 22 de Jungo de 2000/Washington, Pa.; 16 de Fevereiro de1998/Mentor, Ohio; e 30 de Agosto de 1997/York, Maine).

28 de Janeiro de 2002/Phnom Penh, Camboja: Um elefante mantido num campo militarc matou seu tratador enquanto o homem o alimentava. O elefante foi enviado para o Zoológico do Camboja.

27 de Outubro de 2001/Charlotte, N.C.: - Dois elefantes alugados pelo Hawthorn Corporation para o Circo Vazquez, invadiu uma igreja. Dois membros da igreja e uma criança escaparam por pouco. O elefante entrou quebrando uma janela de vidro, paredes, portas e jogou longe um carro, causando danos materiais de aproximadamente U$75,000 . O elefante sofreu escoriações. Um dos dois elefantes já tinha escapado antes (em Maio e Julho de 1995).

20 de Outubro de 2001/Londres, Inglaterra: Um tratador foi esmagado até a morte, quando um elefante rolou sobre ele no London Zoo, enquanto dezenas de visitantes assistiam. O Zoo já tinha recebido várias críticas por não comportar elefantes no local. Depois da morte do tratador, o Zoo mandou seus 3 elefantes para um parque de animais.

24 de Agosto de 2001/Knoxville, Tenn.: Um elefante de 40 anos entrou em pânico, e atacou 2 tratadores, enquanto eles o levavam para uma caminhada.Um tratador levou 5 pontos na cabeça e outro teve uma costela quebrada.

6 de Agosto de 2001/Czech Republic: um tratador de animais do Zoo Dvur Kralove nad Labem , foi morto por um elefante, em decorrência de graves ferimentos no peito.O ataque ocorreu após o treinador tropeçar na corrente em que o elefante estava preso, enquanto dava uma injeção no animal.

31 de Julho de 2001/Singapore: Um tratador de Zoo foi hospitalizado com fraturas nas costelas e perfuração em um dos pulmões, após um elefante atacá-lo, quando o homem levava o animal para uma caminhada.

17 de Julho de 2001/Kuala Lumpur, Malásia: Um elefante usado em filmes e comerciais de TV levantou seu treinador com a tromba e o jogou no chão. O treinador teve costelas quebradas e problemas nos pulmões.

14 de Junho de 2001/Kathmandu, Nepal: Um elefante usado numa cerimônia matou uma mulher e depois perseguiu um grupo de pessoas, após ter sido provocado pela multidão.

10 de Junho de 2001/Denver, Colorado - Quando um treinador colocou um balde no chão, numa demonstração onde dava banho num elefante de 3 toneladas chamado Hope, o animal saiu atacando e atirou o treinador contra a parede, deixando so visitantes do Zoo em pânico. Uma mulher e um bebê no carrinho também foram atacados. A criança foi tratada num hospital com ferimentos na cabeça, o treinador sofreu escoriações e cortes pelo corpo, um homem torceu o tornozelo, uma mulher teve um ataque de asma enquanto fugia do elefante. Hope foi recapturado 3 horas mais tarde.later. Hope e outro filhote de elefante foram vendidos para uma companhia chamada Have Trunk Will Travel, para se apresentarem em shows diários no verão.

16 de Abril de 2001/Broederstroom, África do Sul: Um elefante do Circo Boswell, que estava sendo usado numa filmagem, matou seu treinador. O animals pisoteou, andou por cima do treinador e bateu nele repetidamente com a tromba.

 

22 de Fevereiro de 2001/Moscow, Rússia . Um treinador foi esmagado até a morte por um elefante após uma apresentação no Teatro de Moscow.

9 de Fevereiro de 2001/Chester,Inglaterra - Um tratador do Chester Zoo ficou gravemente ferido após ser atacado por um elefante asiático de 30 anos.O homem morreu após 11 dias de terapia intensiva.

21 de Novembro de 2000/Bangkok, Tailândia-Três políticos foram atirados a uma distância de quase 3 metros, quando um elefante que eles estavam montando estrarou em pânico com o tráfico e saiu correndo pelas ruas. Um homem teve um braço quebrado, outro teve ferimentos na cabeça, no braço e nas pernas. O terceiro sofreu várias escoriações.

November 16, 2000/Lyon, França - Cinco elefantes de um Circo que passava pela cidade, se assustaram com a buzina dos carros e escaparam, destruindo 6 automóveis.

13 de Julho de 2000/Bangkok, Tailândia - Um elefante usado para carregar turistas matou um homem após ele provocar o elefante fingindo que ia dar comida a ele.

22 de Junho de 2000/Washington, USA.Um elefante fêmea chamado Tonya, que viajava com o Circus Hope, assustou-se com o som de cornetas de brinquedo, emitidos por crianças que a rodeavam. Tonya escapou do treinador e foi trazida de volta mais tarde, por policiais.

5 de Maio de 2000/Maun, Botswana, África - Um elefante usado num safari se assustou, atacou e matou um guia.

1
de Maio de 2000, Sorocaba, Brasil - Uma menina foi atingida por uma pedra arremessada pelo elefante Sandro, que vive no Zoológico de Sorocaba. Ela teve fratura do maxilar superior e teve que passar por mais de uma cirurgia.

25 de Abril de 2000 - A turista brtânica Andrea Taylor, de 23 anos, foi pisoteada por um elefante em um resort tailandês e acabou morrendo,O pai de Taylor, Geoffrey, e a irmã, Helen, ficaram feridos ao tentar resgatar Andrea depois que o elefante, que ela estava oferecendo bananas,ficou nervoso e a atacou, disse a polícia. O pai dela teve uma perna quebrada e a irmã sofreu ferimentos abdominais.

14 de fevereiro de 2000 -Um elefante atacou seu seu alimentador pelas costas e saiu enfurecido pelas ruas de Bankok. O animal estava esgotado e faminto. O animal foi recapturado com tranquilizantes. Esse elefante conduzido por ruas movimentadas, usado para pedir dinheiro  para seu dono, prática comum na Tailândia.

7 de Fevereiro de 2000, Tailândia - um elefante usado como "trabalhador" matou um homem e esmagou o braço de outro, que teve o braço amputado.

7 de Fevereiro de 2000, Londres, Inglaterra - um elefante do Zoológico Britânico esmagou seu treinador, que foi encontrado morto na cela do animal.

26 de Janeiro de 2000 , Riverview, Flórida- uma elefante fêmea chamada Kenya, atacou e matou sua treinadora no "Ramos Family Circus". Kenya pois o trailer da treinadora abaixo e quando ela tentava se levantar, pisoteou-a. Kenya era usada como atração no circo e também para levar pessoas "dar uma volta".

8 de Janeiro de 2000, Thodupuzha, India - um show destinado a entrar para o "Guiness Book", acabou em tragédia quando 7 filhotes de elefantes entraram em pânico e correram enlouquecidos pela platéia matando um esectador e ferindo vários outros, inclusive um embaixador. O Governo da Índia disse que essa atitude dos animais é consequencia da tortura que sofreram. Segundo o governo, 250 treinadores  and 234 elephants foram mortos no estado, desde 1980.

22 de Dezembro de 1999, Madison, Wis - um elefante atacou 2 treinadores jogando um contra  a parede e carregando outro pela boca.Esse elefante vem atacando pessoas desde que foi trazido para o Zoo em 1966.

24 de Outubro de 1999,Valledupar, Colombia- um elefante perfurou  com sua presa e pisoteou sua treinadora até matá-la depois de uma apresentação do "Circo Modelo". O animal estava agindo de maneira rotineira, até que de repente jogou a treinadora no ar e a empalou em sua presa.

11 de Julho de 99, Bangkok, Tailândia - um elefante usado para carregar turistas matou seu tratador,que tinha apenas 13 anos.O menino estava dando banho no elefante, como fazia sempre.

15 de Maio de 1999, Ontário, Canadá - um rapaz de 23 anos que trabalhava para um circo americano Leonardo, morreu após ser atacado por elefante,nos bastidores , durante uma apresentação.A polícia diz que o animal atacou a vítima na cabeça.

29 de Abril de 1999, Minnesota -Um tratador do "Tarzan Zerbini Circus"  que também trabalhava para o  "Circus Maximus", foi hospitalizado após ter sido gravemente ferido por um elefante.

21 de Fevereiro de 1999,Poughkeepsie, N.Y. -Luna, um elefante fêmea do " Royal Hanneford Circus", saiu correndo pela platéia durante uma apresentação, causando pânico entre os espectadores.

17 de Novembro de 1998,Kathmandu, Nepal - um elefante de circo matou seu treinador e saiu pela cidade de Janadpur. A polícia abateu o animal com 40 tiros.

9 de Novembro de 1998 , Indianapolis, Ind - um elefante de 29 anos, do zoológico de Indianapolis atacou seu treinador após ter sido "punido".O animal jogou o treinador longe  com sua tromba, resultando em diversas costelas quebradas.

27 de Agosto de 1998, Syracuse, N.Y.- um elefante que fazia parte de um evento onde crianças participam e têm acesso a animais, (Commerford & Sons petting zoo), entrou em pânico e pisoteou seu treinador.Uma garora de 3 anos também saiu machucada, ao cair do lombo do animal. As duas pessoas foram hospitalizadas.

Julho de 1998/Madison, Wis - um elefante asiático chamado Winky e um elefante africano chamado Penny, feriram o tratador do Henry Villas Zoo. Um dos animais pegou o homem e lançou para o outro elefante, que o pegou no ar.

Junho de 1998,Minsk, Belarus - um elefante atacou e matou seu treunador, no Zoo de Belarus.

16 de Fevereiro de 1998, Mentor, Ohio - um elefante de circo chamado Tonya entrou em pânico e saiu pela cidade. O animal foi recapturado perto de uma loja .

25 de Dezembro de 1997, Colombo, Sri Lanka -Raja, um elefante do Jardim Zoológico local, apoós ter matado um treinador 18 meses antes, matou outro treinador, pegando -o com sua tromba e o perfurando com suas presas.

3 de Novembro de 1997, Bangkok, Thailand - um elefante matou 8 pessoas e feriu seu tratador.

23 de Setembro de 1997,Nova Deli, India -um elefante usado para carga pesada enlouqueceu e matou seu dono. Antes de ser abatido, destruiu diversas cabanas.

28 de Junho de 1997, Texas - um homem de 65 anos que tinha um "estacionamento "para animais de circos, foi atacado por um elefante. Ele teve um obro deslocado e um braço quebrado.

28 de Maio de 1997 - Gainesville, Texas-um elefante do "Frank Buck Zoo"matou seu treinador .

13 de Abril de 1997, Calgary, Canada - um elefante do "Shrine  Circus" atacou seu treinador na cabeça e nas costas. O circo se recusou a se desfazer do animal, dizendo que "elefantes são seguros".

17 de Março de 1997, Bangkok, Thailand - um elefante mandou um australiano, num show para turistas.

Janeiro 1997/Bangkok, Thailand - um elefante foi morto a tiros após ter ficado enraivecido e escapado.

20 de Outubro de 1996,Los Angeles, Califórnia - o assistente do treinador foi atacado por um elefante , durante exercícios  de treinamento, no Zoo de Los Angels.Testemunham afirmam que o animal pegou o homem pela cabeça, jogou-o no chão e tentou pisoteá-lo.O assistente foi levado ao hospital com três costelas e clavícula quebradas.

Julho de 1996/Quebec, Canada - um elefante atacou seu treinador enquanto ele o preparava para ser montado

14 de Junho de 1996,1996/Casper, Wyo. um elefante derrubou seu treinador e bateu nele repetidamente-.na época em que isso aconteceu, o animal estava sendo usado para carregar crianças em seu lombo. Uma criança caiu do elefante. O animal estava se apresentando com o Jordan World Circus. Esse mesmo elefante atacou outra pessoa me 1994.

Junho 1996/Colombo, Sri Lanka -Raja, a principal atração do Zoológico Nacional estava sendo levada para uma apresentação quando pegou seu treinador com a tromba e o matou.

Junho 1996/Iquique, Chili - um elefante de circo  atacou e matou um menino de 10 anos, durante uma apresentação.

 8 de Fevereido de 1996/Thailand -um elefante foi morto a tiros após atacar e matar seu dono e destruir diversas casas.O animal tinha escapado na noite anterior, causando danos por toda a cidade.

1996, Roma, Itália - um treinador  do Tongi Circus foi morto por um elefante.

 

 

fonte: PETA - People for the Ethical Treatment of Animals